Português

Apresentação

A Open Society Foundations, o Ministério da Justiça e do Direito da República da Colômbia, e o Procurador-Geral da Nação colombiana estão convocando uma “Conferência Regional sobre a Qualidade de Dados de Homicídio na América Latina”, a ser realizada em Bogotá entre os dias 09/07 de setembro de 2015. Esta é uma iniciativa para melhorar a qualidade dos dados de homicídios na região, com o apoio técnico da Câmara de Comércio de Bogotá e do Laboratório de Análise da Violência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV- UERJ).

leia

O principal objetivo desta conferência é desenvolver e validar um protocolo de qualidade dos dados de homicídio, um protocolo ao qual os órgãos produtores de dados dos diferentes países da região possam aderir, para que ele sirva como parâmetro e estímulo para reforçar a qualidade dos informações.

Para este fim, convidamos a instituições e organizações de 12 países da região, integrantes do sector da saúde (institutos médico-legais, departamentos de saúde, etc.), da justiça criminal (Ministério Público, polícia, etc.) e de institutos de estatística, bem como a centros acadêmicos, à sociedade civil e a instituições internacionais interessadas nestas questões. Antes da conferência, será enviado um documento com um diagnóstico geral, que apresenta os principais problemas de dados de homicídios na região e contém propostas para construir parâmetros de qualidade da informação que possam servir como base para a discussão.


Video clipe: protocolo de Bogota